Fone: (12) 3105 1536
Fone/FAX: (12) 3105 1177
Topo do menu
Acesse também
Rodapé do menu
Encontre um produto

Santo do dia

21 de Fevereiro


São Pedro Damião

Nasceu em 1007 em Ravenna, Itália

Filho mais jovem de uma grande família. Ficou órfão e foi viver com um irmão, ele ensinado a trabalhar com rebanhos de suínos. Mais tarde outro irmão o levou para estudar em Fienza e Parma, onde foi professor. Vivia uma vida de estrita austeridade.

Sempre almoçava com algum pobre a sua mesa e fazia questão de servi-los.Certa vez foi visitado por dois monges de Fonte Avenlanna e eles contaram sobre seu modo de vida e ele, com 34 anos, foi para um monastério onde os irmãos viviam com eremitas em celas sem nada e dormindo sobre uma tábua. O regime era tão austero que a saúde de Pedro deteriorou. Mas ainda assim ele foi eleito Prior desta pequena comunidade e fundou mais cinco outras casas religiosas e ficou famoso pela sua atitude rígida contra a Simonia (venda de bens espirituais).

Foi convocado pelo Vaticano para fazer a paz entre as casas monásticas, o clero e os oficiais do governo, etc.

Foi indicado Bispo-Cardeal em Ostia pelo Papa Estevão IX.
Tentou restaurar a disciplina entre os padres e religiosos que ficavam mais e mais mundanos. Ficou famoso por um severo e bravo sermão que deu em um mosteiro, quando assistiu uma cerimônia onde os monges estavam lendo, assentados, o Divino Ofício.

Notável escritor escreveu centenas de cartas, sermões, biografias e poesias, inclusive algumas no melhor latim da época. Escreveu vários trabalhos sobre o Purgatório, a Eucaristia e a Paixão de Cristo.

Tentou se retirar para uma ermida, mas o Papa o chamou para ser Legatário Papal.

Declarado Doutor da Igreja em 1828.

?Vamos transmitir fielmente para a posteridade o exemplo de virtude que nós recebemos de nossos antepassados? escreveu São Pedro Damião.

São Pedro Damião tinha especial devoção a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e assim pedia a ela compaixão:

? Ó querida advogada nossa.Vós tendes um coração tão terno que não podeis ver os infelizes sem vos compadecerdes. Ao mesmo tempo tendes tanta influencia junto a Deus ,que podeis salvar a todos aqueles que defendeis;não nos desprezeis, seja qual for a nossa miséria.Em vós depositamos todas as nossas esperanças.Mostrai?nos o vosso poder; pois, o Senhor vos fez tão poderosa ,para que estivésseis sempre pronta afazer-nos bem e mostrar-nos a vossa misericórdia?.



Faleceu em 22 de fevereiro de 1072 de febre em Ravenna, cercado de monges recitando o Divino Oficio.

Não foi formalmente canonizado, mas o seu culto praticamente aconteceu imediatamente apos sua morte e foi aprovado e estendido a toda a Igreja em 1823 pelo Papa Leão XII.

Na arte litúrgica da Igreja ele é representado como 1) um Cardeal segurando um livro nas mãos;ou 2) segurando uma Bula Papal para significar o seu legado...

Fonte: "Santos e Heróis do Povo", Cardeal Arns, Edições Paulinas
             Cancaonova.com

ícone Horário de Funcionamento:
todos os dias das 8h às 18h

Promoção do mês